O Brasil é um dos países mais fechados do mundo para o comércio internacional. Em 2017, para fins ilustrativos, a proporção do total de importações e exportações em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) só não era mais baixo do que a Somália*. Isso é devido aos altos impostos praticados juntamente com a incompreensível burocracia brasileira.
Ocorre que mesmo com o cenário que o país enfrenta, o comério internacional só cresce, conforme gráfico acima, nos últimos 5 anos, o país cresceu mais de 30% sua balança.
Em 2021 o país teve mais de 49 mil empresas operando diretamente com importação atingindo um montante de 198 bilhões de dólares e mais de 30 mil empresas efetuaram algum tipo de exportação, alcançando 256 bilhões de dólares.
TAM – U$ 198 bilhões
Esse é o mercado total endereçável (Total Available Market) no Brasil. Em 2021 mais de 2.500 empresas importaram um volume anual acima de 10 milhões de dólares.
SAM – U$ 173 bilhões
O mercado útil disponível (Serviceable Available Market) é representado por mais de 47.000 empresas os quais efetuaram importações em 2021 num montante anual de até 10 milhões de dólares, nos mais diversos ramos e setores.
SOM – US$ 50 milhões (GMV)
Para atingir o mercado útil alcançável (Serviceable Obtainable Market) em 50 milhões de dólares em vendas até o final de 2023 o objetivo é focar no nicho de vestuário, para tanto, além de trabalhar com representantes comerciais na praça de São Paulo, iremos investir em marketing digital para gerar leads para a plataforma, em nosso time de inside sales para converter esses leads, no time de sucesso do cliente para suportar e manter esses clientes na base e no nosso time de tecnologia para trazer a melhor solução no mercado.